segunda-feira, 10 de junho de 2013

PREFEITO DE SABARÁ FAZ REUNIÃO COM DIRETORES PARA ORGANIZAR E HUMANIZAR ATENDIMENTO NOS POSTOS DE SAÚDE

observatrio feito na bibliotecaO prefeito de Sabará, Diógenes Fantini, reuniu-se no fim da tarde passada, com a secretária Municipal de Saúde, Roseli da Costa Oliveira, e com diretores dos 16 postos de saúde da cidade. Esta foi a primeira reunião de trabalho com a nova secretária e com os responsáveis pelo atendimento na ponta do sistema, destacado pelo prefeito como prioridade. “Medicina é atenção básica, é prevenção, é controle das doenças crônicas e quero todos empenhados em reorganizar o sistema, personificar o serviço de saúde e humanizar o atendimento”, enfatizou o prefeito, colocando os principais pontos relacionados à saúde primária.
A determinação do prefeito é que a população tenha uma atenção qualificada e exigiu que todos passem por treinamentos, capacitação e educação continuada no acolhimento, deixando clara a importância da humanização no atendimento ao público. “Nós fomos eleitos para mudar o quadro de abandono, e diante do caos que encontramos temos a oportunidade de fazer o melhor e então vamos olhar para frente e trabalhar muito por uma gestão justa, humanizada, quero fazer com vocês um pacto para dar a melhor resposta na área da saúde, no tratamento com as pessoas, no acolhimento, estabelecer critérios de atendimento de acordo com os riscos, resolver impasses. Nós não podemos errar e quero que trabalhem com disciplina e autonomia para gerenciar da melhor maneira os postos de saúde”, ressaltou o prefeito, lembrando que os diretores foram nomeados por critérios técnicos, e não por indicação política.
Doutor Fantini também falou sobre outras propostas para a saúde do município. “Vamos ampliar a atenção básica, aumentar a cobertura do Programa de Saúde da Família, instalar ouvidorias na UPA, que vamos inaugurar no próximo dia 7, e nos Postos de Saúde, para que a população possa fazer suas críticas e sugestões, vamos fortalecer a participação das instituições religiosas e outras organizações no combate às drogas, construir a maternidade de Sabará, buscar parcerias com as iniciativas privadas e fontes de recursos com os Governos Federal e Estadual, enfim, vamos trabalhar sábado, domingo, feriado, para atender as pessoas com dignidade e respeito”, afirmou o prefeito dando as boas vindas à secretária Municipal de Saúde, Roseli da Costa Oliveira.
Em um breve pronunciamento, a secretária reconheceu a complexidade da atual situação da saúde no município, e apresentou as metas a serem alcançadas na sua gestão.”Espero que, com minha experiência em saúde pública, eu possa contribuir com o doutor Fantini e somar, com todos vocês, esforços para construir um novo projeto de saúde em Sabará”. Atualmente, o PSF conta com sete equipes apenas e, de acordo com a secretária, a meta é aumentar para 19 equipes e, até o final do ano, cobrir 60% da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem sobre está matéria.