quinta-feira, 25 de abril de 2013

PREFEITO DE SABARÁ APRESENTA BALANÇO DOS SEUS PRIMEIROS 100 DIAS DE GOVERNO

anos de govCom o plenário completamente lotado, o prefeito de Sabará, Diógenes Fantini e sua equipe administrativa participaram de um Encontro na Câmara Municipal de Vereadores para apresentar os Cem Dias de Governo, demonstrando à todos os presentes o que cada Secretário, por meio de suas pastas, realizaram nos três primeiros meses de 2013.
Com a participação do vice-prefeito Ricardinho e na presença de representantes do povo, de autoridades locais, segmentos municipais e distritais, o prefeito Fantini apresentou os relatórios de todo trabalho realizado neste período demonstrando as conquistas, atividades, programas e projetos desenvolvidos, bem como as dificuldades encontradas, e o esforço incessante na busca de soluções para problemas graves que assolam o município. “Vocês sabem o estado que encontramos o município de Sabará, mas a nossa equipe, em um curto espaço de tempo, tem procurado agir com responsabilidade e compromisso com o dinheiro público. Em decorrência do profundo respeito que tenho por esta casa e pela população de Sabará, me coloco numa posição de humildade para apresentar os resultados e a prestação de contas dos meus primeiros cem dias de Governo”, disse Fantini ao dar início à sua exposição.
Durante a apresentação, que durou quase três horas, o prefeito fez um resumo das ações realizadas em todas as secretarias, ressaltando que está trabalhando no sentido de estreitar as relações institucionais com os governos Federal e Estadual. “Temos tido uma relação institucional bastante intensa com a Promotoria, com o Judiciário, com as Polícias Militar e Civil, e, sobretudo com os governos Federal e Estadual”. Entre as ações desenvolvidas pela administração estão as obras de recuperação, asfaltamento e revitalização de ruas, praças e avenidas. Realização de concurso público, reajuste salarial de 18,8% para o funcionalismo, treinamento e capacitação de agentes da Guarda Municipal; reativação da Delegacia de Homicídios; aquisição de novos delegados de polícia; retomada dos projetos culturais, de turismo, esporte e lazer, como os festivais, o carnaval, a Semana Santa; ampliação da rede de atendimento da Saúde; extensão do projeto Olho Vivo com aquisição de mais câmeras e monitoramento 24 horas das áreas de risco para a criminalidade; retirada de milhares de toneladas de lixo e entulho das ruas; abertura de leitos de retaguarda e CTI no hospital Cristiano Machado; conclusão e equipamento da UPA 24 hs, e a confirmação da construção da Maternidade de Sabará.
"Estamos vivendo um novo momento na administração do nosso município e apesar de ter encontrado uma Prefeitura sucateada, com salários defasados, perdas na arrecadação, déficit previdenciário, perda de emendas parlamentares por falta de projetos, enfim, uma cidade mergulhada no caos, o meu comprometimento é administrar com rigor a gerência do dinheiro público e junto com os secretários e servidores conseguiremos cumprir o plano de governo, com ampla participação da comunidade e dos vereadores”, ressaltou o prefeito.
Fantini fez questão de enfatizar que seu governo será transparente e próximo do povo. “Esta gestão vai primar ainda pela publicação de todas as ações da Prefeitura, como a relação dos funcionários e dos gastos. Todos podem ter acesso às contas públicas por meio da Internet e vamos continuar recebendo o povo, toda quarta-feira, em meu gabinete”, disse o prefeito destacando que os vereadores também terão um dia na agenda administrativa.
Ao final da apresentação, conduzida pelo presidente da casa, vereador Marcus Aurélio de Oliveira, os vereadores se manifestaram apresentando sugestões, críticas e elogios ao prefeito e aos secretários numa demonstração de pleno exercício democrático e de harmonia entre o legislativo e o executivo. A vereadora Terezinha ressaltou a importância da iniciativa do prefeito Fantini. “Parabenizo o prefeito pela iniciativa de comparecer a esta casa de livre e espontânea vontade promovendo a abertura do diálogo e começando realmente um novo tempo em Sabará. As conquistas são muitas nesse pouco tempo e o que tenho observado é que, há mais de três anos, como representantes do povo, não tínhamos acesso à Prefeitura e agora, com o prefeito Fantini, somos recebidos com gesto amigável e acolhimento. Este governo veio para responder aos anseios da população sabarense, este é um momento histórico e quem sai ganhando é o povo”, disse a vereadora, parabenizando em seguida, os secretários presentes.
Conceição Arruda agradeceu a presença do prefeito e vibrou com o anúncio da construção da Maternidade. “Quero parabenizar o prefeito, o vice-prefeito e agradecer pela Maternidade de Sabará que está chegando”, e aproveitou para pedir uma abertura maior aos secretários. “Como visito muito os postos de saúde e as unidades administrativas do município, eu dependo muito de vocês e gostaria de pedir uma abertura maior por parte dos secretários”.
Geraldo Sérgio fez questão de lembrar que em oito anos de mandato nunca tinha presenciado uma reunião entre vereadores e prefeito em Sabará. “Com as bênçãos de Deus este é o meu terceiro mandato e nunca presenciei uma reunião como esta e quero parabenizar o prefeito e dizer que realmente está chegando um novo tempo e estamos aqui para trabalhar, o povo quer que a cidade cresça e para isso todos temos que estar unidos”.
Cláudio do Fátima também cumprimentou o prefeito Fantini pela iniciativa, parabenizou o secretário de Obras e falou da importância da união de esforços para fazer a diferença. “Temos a responsabilidade de fazer uma Câmara diferente e uma Sabará diferente e vamos nos unir para escrever aqui a nossa história. Aproveito para parabenizar o secretário de Obras que tem trazido respostas imediatas para a população”.
Cláudio da Rádio também fez coro aos demais vereadores e pontuou sua alegria de ver o projeto de retirada da linha férrea no bairro Itacolomi. “A luz não está mais no fim do túnel, ela está logo ali. Estávamos há bastante tempo na luta pela retirada daquela linha e é sensacional ver que ali será uma avenida que vai dar acesso e dignidade aos moradores. Eu nasci no bairro Itacolomi e há 41 anos eu via aquele atraso e agora o sonho já é realidade. Parabenizo o Dr. Fantini e é a primeira vez que vejo um prefeito dentro da Câmara de Sabará, continue assim que este é o caminho certo”.
Lucas da Silva falou da importância da aproximação do prefeito com a Câmara. “Fico muito feliz com a iniciativa de prefeito em abrir o diálogo e aproximar o Executivo do Legislativo com a presença também dos secretários”.
Klebinho também considerou o momento importante e ressaltou que o papel dos vereadores é também cobrar do executivo sempre defendendo o clamor do povo. “Sabemos das dificuldades e das tarefas que são muitas, mas nosso papel é cobrar e o povo clama lá fora e se trabalharmos em parceria vamos escrever nossos nomes no livro da história de Sabará. Aproveito para dizer que também estamos na luta contra as drogas e parabenizar o prefeito pelas ações em Ravena, levando água para aquele povo”.
Jordan considerou a atitude do prefeito bonita e admirável. “É bacana ver esta casa cheia desse jeito. É a primeira vez que vejo isso também e é muito bonita a atitude do prefeito”.
Hamilton agradeceu aos secretários pelas respostas e disse que os questionamentos dos vereadores devem ser feitos com base em dados. “Quero agradecer aos secretários pelas respostas aos inúmeros requerimentos que fiz e dizer que não queremos questionar em vão, mas sim com dados e não poderia deixar de parabenizar o prefeito por sua presença aqui na Câmara”.
Direlei também cumprimentou o prefeito Fantini e observou que os projetos da prefeitura estão sendo alavancados. “A gente vê que os projetos estão sendo alavancados e a gente cobra aqui o que o povo nos cobra lá fora”.
Wellington aproveitou a oportunidade para falar da reação dos motoristas em relação à mudança de endereço da garagem.”Os motoristas não estão satisfeitos com a mudança e me procuraram, outra coisa é o número de agentes na Guarda Municipal, considero que 43 agentes é um número muito pequeno para atender a população”.
O líder do Governo na Câmara, Maurilo Barbosa encerrou a participação dos vereadores lembrando que esta não foi a primeira vez que o prefeito visita a casa. “Esta é uma característica do Dr. Fantini, pois eu presenciei sua visita aqui quando foi prefeito de Sabará. Então eu o conheço lá de trás e o acompanho nessa trajetória política e no seu mandato entre 1993 e 1996, ele passou uma manhã inteira aqui. Esta é a forma dele governar e é por isso que, depois de 16 anos de práticas irregulares, a sociedade de Sabará, que não estava mais suportando, julgou e confiou na mudança. Nós vamos percorrer as Secretarias, os postos de saúde, as escolas para que possamos fazer de Sabará uma cidade melhor. As coisas vão acontecendo gradativamente e certamente vamos fazer a diferença nesta cidade”.
O vereador Roberto se sentiu à vontade para se posicionar diante do prefeito e seu secretariado. “Me sinto à vontade nessa casa ao representar meus munícipes e me posicionar diante dos questionamentos e reconhecer que a prefeitura tem dinâmica própria. Sei das dificuldades para administrar e quando faço oposição sou responsável. Quero também parabenizar o prefeito por trazer a esta casa as explicações necessárias e dizer que tenham em mim uma pessoa que quer uma Sabará melhor. Comungo com todos e estarei atento para que possamos ser parceiros na busca por uma Sabará melhor”.
O presidente da casa, vereador Marcus Aurélio de Oliveira, encerrou a sessão agradecendo a apresentação do prefeito Fantini e elogiando a geração de empregos na cidade.
“Quero cumprimentar o prefeito que já começou atacando a questão do desemprego trazendo empresas para Sabará. Recebemos aqui entre 50 e 70 telefonemas de pessoas pedindo emprego. Agradeço a apresentação do prefeito lembrando que isso é inédito na casa e nos deixa muito satisfeitos. Queremos que o senhor volte, com certeza, com novas ações que vão beneficiar nossa cidade”.
Em suas considerações finais, o prefeito Diógenes Fantini, respondeu aos vereadores, agradeceu a presença de todos e se colocou à disposição do Legislativo. “Me coloco à disposição da categoria política e digo que tenho prazer em trabalhar com todos os agentes para a reconstrução de uma nova Sabará. Quero que vocês entendam que esse é um debate fraterno, sem cor partidária e que não nos falta competência e não nos falta vontade de resolver os problemas da cidade, mas também não vamos fazer o papel de morrer na cruz. Prometi que seria o médico de Sabará e ao desencadear uma atividade política, trouxe o prefeito de BH Marcio Lacerda para discutir as fronteiras de Sabará para a construção de um novo tempo” disse o prefeito, acrescentando. “ Agradeço a todos e lamento a ausência do nosso vereador e amigo Pedrinho, me coloco à disposição de vocês e digo mais: ai do secretário que maltratar alguém na Prefeitura”.
O prefeito também anunciou a mudança das instalações da Prefeitura para outro prédio, devido ao projeto de restauração da sede municipal que está com rachaduras, goteiras e danos na sua estrutura.
Confira o relatório dos primeiros 100 dias de Governo –Sabará/Gestão 2013/201: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem sobre está matéria.