sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROPOSTAS / INFRAESTRUTURA

Edição: Nº 827- Publicação - 31 de agosto de 2012

Há muitas décadas, Sabará sofre com as construções irregulares em diversas áreas, provenientes de invasões, sem a menor infraestrutura, o que acarreta graves problemas de diferentes naturezas. Como pretende administrar estas situações, de modo a contê-las?

Triste herança
Infelizmente Sabará vem desde 1997 sofrendo com a ausência de uma política de infraestrutura e urbanização em todo o município. Houve um estímulo ao crescimento vertical, moradias subindo os morros. Permissividade de construções irregulares, invasões, empreendimentos imobiliários sem atender o básico como arruamento, luz, água, rede de esgoto e estações de tratamento e mobilidade urbana. Tudo isso, nos últimos 15 anos deixou como herança este triste cenário. A fiscalização, omissa, gerou aglomerados que acarretam esses graves problemas de ordem social.
Omissão
A falta de determinação e de vontade política para elaboração de um plano diretor, que ordenaria o crescimento urbano sustentável e humano, é que coloca Sabará neste estado lastimável de ausência de planejamento. De acordo com Índice de Desenvolvimento Humano Mineiro de 2010, da Fundação João Pinheiro, Sabará caiu do quinto lugar em 1996 para 154º em 2010.
Um novo tempo
A partir de janeiro de 2013 vamos buscar parcerias com os governos federal e estadual, visando a obter recursos financeiros por meios de convênios e programas sociais, como o PAC, para obras de infraestrutura. As leis que tratam do ordenamento urbano serão revisadas para disciplinar o desenvolvimento sustentável do município. Vamos aprimorar e qualificar o departamento de fiscalização, para que se possa coibir a chegada de novos empreendimentos em desacordo com a lei.
Parcerias
Vamos trazer do governo federal o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, para tirar as famílias de áreas de risco, e também oferecer moradias àquelas que não as têm, respeitando-se as diretrizes estabelecidas por esse programa social habitacional.
De mãos dadas
Fui prefeito e conheço muito bem a nossa Sabará.  E, em parceria com a população, vamos buscar soluções para termos uma cidade melhor para se viver.  Todos nós, agentes políticos, cidadãos, empresários e o terceiro setor, somos responsáveis e comprometidos em colocar a nossa cidade novamente em lugar de liderança e destaque entre os municípios mineiros. É o resgate de Sabará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem sobre está matéria.