Google+ Badge

sexta-feira, 17 de junho de 2011

RICARDINHO INFORMA


Ricardinho reivindica melhorias na segurança pública
Foto: Carla Fialho


Após reuniões com a comunidade e com autoridades, o presidente da Câmara, Maurílio Barbosa, e os vereadores Terezinha Berenice van Stralen e Ricardo Antunes foram à Secretaria de Estado de Defesa Social, na última quarta-feira, 15 de junho, levar várias demandas e reivindicações de Sabará na área de segurança pública. Eles foram recebidos por Carlos Henrique Albuquerque, Chefe de Gabinete e representante do secretário da pasta, Lafayette Andrada.
O aumento da criminalidade, com uma grande ocorrência de homicídios, nos últimos tempos, foi o primeiro problema relatado pelos parlamentares. Para reverter o quadro, Maurílio, Terezinha e Ricardinho pediram a instalação de uma delegacia na região de General Carneiro, uma das mais violentas do município. Sugeriram também a instalação de uma Delegacia Especializada da Mulher, tendo em vista que hoje a violência contra a mulher é um dos crimes de maior incidência em Sabará.

    Os vereadores apresentaram outra importante demanda: a transformação da 15ª  Companhia Independente da Polícia Militar em Batalhão. A medida por si só já resolveria um dos principais problemas da PM, a insuficiência do efetivo para atender Sabará, Taquaraçu de Minas, Caeté e Nova União. Para a Polícia Civil, os representantes do Poder Legislativo deixaram claro que é urgente a reforma ou a construção de um prédio próprio para abrigar a 30ª Seccional. Atualmente, as instalações onde funciona a sede da PC são as mais precárias possíveis. Também reivindicaram a nomeação de mais um delegado para a sede.
Maurílio, Terezinha e Ricardinho ainda solicitaram à Secretaria de Defesa Social a extensão do Programa Fica Vivo, que, atualmente, atende apenas o bairro Nossa Senhora de Fátima, a criação de um ponto de apoio para o GEPAR (Grupo Especializado em áreas de risco), também sediado no Fátima, e a instalação do Olho Vivo (câmeras de segurança) no Centro e nos principais pontos comerciais da cidade. Quanto a esta demanda, Carlos Henrique acenou positivamente, mas afirmou que o melhor caminho para viabilizar a implantação do Olho Vivo é firmar uma grande parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura, Câmara, empresas e sociedade.
Uma última demanda apresentada pelos parlamentares foi a assinatura de um convênio com o Estado para a Câmara de Sabará passar a emitir carteiras de identidade. A ideia mereceu elogios do representante do Secretário de Defesa Social. “De todas as demandas, essa é a mais viável, mais prática e mais rápida de ser atendida e o seu retorno é muito bom, tem realmente tudo a ver com o resgate da cidadania. Em todos os municípios onde isso foi feito deu certo. As pessoas se sentem muito mais à vontade de irem a Câmara tirar sua identidade do que na Delegacia”, argumentou.
 Carlos Henrique Albuquerque afirmou que iria repassar todas as demandas ao secretário Lafayette Andrada, e se comprometeu a dar um retorno à Câmara em, no máximo, 20 dias. Antecipou, no entanto, que o Governo do Estado está com suas atenções voltadas para Sabará e adiantou que, em breve, o Governador deve anunciar medidas na área de segurança pública que vão beneficiar o município. Para finalizar, o Chefe de Gabinete exaltou a iniciativa dos vereadores. “Vocês estão à frente de muitas outras Câmaras. A maioria delas fica restrita ao seu município. Essa aproximação é muito importante pois fortalece a relação com o Governo”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem sobre está matéria.