quinta-feira, 7 de abril de 2011

Câmara Municipal de Sabará Realiza Audiência Pública de Trânsito e transporte

No dia 04 de abril de 2011, no salão da Igreja São José Operário, realizou-se audiência pública da Câmara Municipal de Sabará, requerida pelo vereador Maurílio Barbosa. A comunidade do Bairro General Carneiro, Castanheiras e Nações, lotaram o salão da Igreja. Compareceram representando a comunidade as Sra. Geralda Paulina, Sr.Eni Timóteo, os representantes das empresas Viação Brasília o Sr. Waldir, e Vinscol o Sr. Gleison Cristian, o Sr. Padre Lázaro, autoridades municipais, dentre os quais o Prefeito, o Secretario de Trânsito e Transporte Antônio Coelho, o Administrador Regional Roberto, e o Presidente da Câmara Maurílio Barbosa, e os vereador, Ricardinho, Terezinha, Gilson, Wilson Ribeiro e Valtair. A Audiência Pública foi proposta no intuito de buscar junto a Prefeitura, DER e Empresas do Transporte Público, respostas para varias demandas e questionamentos da comunidade referente ao transporte e o trânsito da cidade, como:

- Péssima situação de pavimentação das vias,
- Falta de sinalização horizontal e vertical das vias,
- Construção de quebra-molas irregular,
- Passeios irregulares,
- Falta de aplicação do Código de Postura e Fiscalização,
- Transporte público deficitário (horários, itinerários, ônibus, falta de trocador, atenção
com o usuário, etc...)
- Falta de respeito com a terceira idade.
clique na imagem para visualizar todas as fotos




A Audiência foi presidida pelo Vereador Ricardinho, a comunidade compareceu em peso, várias reivindicações forma apontadas, mas destacamos as demandas do grupo da terceira idade, que exige mais respeito e que as empresas de ônibus melhorem o atendimento deste público.

A comunidade do bairro castanheira também deixou seu recado, solicitando mais empenho da prefeitura para resolver o problema de acesso da comunidade, e várias outras pessoas solicitarão mais empenho da prefeitura, para resolver os problemas de sinalização, passeios irregulares, entulho nas ruas e a falta de fiscalização da prefeitura.

O Prefeito falou que as audiências são boas, que vários problemas apresentados ele não tinha conhecimento, a prefeitura vai tomar as devidas providências para atender ao máximo as reivindicações apresentadas.
“municipalizamos o trânsito e compramos uma máquina de R$120 mil para sinalização, as coisas vão ficar mais fáceis” Prefeito.

O Vereador Ricardinho apresentou alguns requerimentos, que foram aprovados na audiência.




- Requerimento que seja solicitado a Secretaria Municipal de Transito, que estude a possibilidade de contratar um estudo técnico referente à situação de transito e transporte na Regional de General Carneiro, compreendendo as Vilas Reunidas, General Carneiro e Nações Unidas, para que seja feito as devidas intervenções no sistema viário e que resulte em mais segurança, mobilidade e conforto a toda a comunidade, e que minimize a situação de insegurança em algumas localidades, como:

• Centro comercial de General Carneiro (rua januaria, rua carvalho de brito, via Borba gato, Rua Abaeté, rua rio grande do sul e todo seu entorno) Centro comercial das vilas reunidas (praça 1º. De maio, rua rio grande do sul, rua santos Dumont, rua são Lourenço, Rua Tiradentes, rua montes claros, Rua Jordânia, rua rio cima, Rua Abaeté, Rua Guanabara, Rua Florianópolis), e Centro comercial nações unidas (Rua Chile, rua das nações, Rua Inglaterra, av. Brasil, rua panamá, rua estados unidos, praça da biquinha, praça são Sebastião,
rua minas gerais)

- Requeiro que seja enviado oficio as empresas de Ônibus Vinscol e Viação Brasília,solicitando que estudem a possibilidade de atender a comunidade do bairro Itacolomy com um novo itinerário de ônibus, sendo a criação de uma nova linha ou extensão de uma linha já existente, e que a mesma passe pelas ruas Peçanha, Araguari, Oliveira, Lagoa Santa e final na Rua Itaúna próximo a Igreja Assembléia de Deus.

- Requeiro que seja enviado oficio as empresas de Ônibus Vinscol e Viação Brasília, solicitando que estudem a possibilidade de atender a comunidade do bairro Vila Rica com um novo itinerário de ônibus, sendo a criação de uma nova linha ou extensão de uma linha já existente, e que a mesma passe pelas ruas Goiânia, Mato Grosso e final na Rua Bahia.

- Requeiro que seja enviado oficio as empresas de Ônibus Vinscol, solicitando que estudem a possibilidade de atender a comunidade do bairro Vila Rica com um novo itinerário de ônibus, sendo a criação de uma nova linha ou extensão de uma linha já existente, e que a mesma passe pela Praça Central, Av. Minas Gerais, Ruas Porto Velho, Montes Claros, Uberlândia, Santa Catariana e final próximo a Igreja Batista.

- Requeiro que seja enviado oficio a Viação Brasília, solicitando relatório quantitativo e qualitativo dos últimos 12 meses, com informações de horários executados, capacidade de passageiros por ônibus, número de passageiros por viagem e baixas ocorridas, na linha que atende a comunidade do bairro General Carneiro.

- Requeiro a Prefeitura Municipal que apresente junto a Vale / FCA, a solicitação de a mesma asfaltar o acesso do Bairro Castanheira, da Via Borba Gato até a E.E. Juscelino Kubitschek, como contra partida da obra de retificação do ramal ferroviário BH / SABARÁ,




- Requeiro a Comissão de Trânsito, que seja reiterado junto a VALE / FCA solicitação de medida compensatória da obra de retificação do ramal ferroviário BH – Horto a Sabará – General Carneiro, a abertura do corte de pedra e pavimentação do trecho, ligando à Rua Carvalho de Brito as Ruas Santos Dumont, Rua Rio Piracicaba e Rua Itauna, este pedido foi apresentado juntamente com um abaixo assinado, com milhares de assinaturas, na Audiência Pública realizada pelo IBAMA no ano de 2009.

- Requeiro que seja enviado oficio a Prefeitura Municipal, solicitando que a mesma estude a possibilidade de fazer uma pista de caminhada, em toda a extensão da Via Borba Gato. Hoje centenas de pessoas usam esta via, todas as manhãs e tardes para praticas esportivas, mas ao mesmo tempo estão colocando suas vidas em risco, tendo em vista que este local é uma via de trânsito rápido, e não proporciona nenhuma segurança para os pedestres.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem sobre está matéria.