Google+ Badge

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ato cerimonial dá início à construção do campus do IFMG em Sabará

A solenidade de lançamento da pedra fundamental do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais) marcou o início da construção do campus de Sabará na região do Sobradinho. O evento aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10 de fevereiro, na Rodovia MGC-262 e reuniu autoridades, professores, alunos e membros da comunidade sabarense.

O prefeito de Sabará, Diógenes Fantini, discursou sobre a relevância da construção do campus do IFMG no município. “Eu fiz a promessa de que Sabará se transformaria numa cidade universitária. Deputado Reginaldo Lopes, você brilhou. Ricardo Antunes, todos os vereadores e deputados que dão apoio a nossa gestão, eu queria que vocês compreendessem que nós temos muito que caminhar e, a educação é certamente a maior ferramenta que nós temos para avançar. Agradeço a todos os professores aqui presentes. Essa flâmula que hoje passa a fazer parte de nosso pavilhão tem que ser muito bem honrada e crescer permanentemente. A instalação aqui do campus universitário do IFMG é, sem dúvida alguma, o maior acontecimento deste ano” enfatizou o prefeito, reiterando o compromisso da atual Administração com a Educação.

Ricardo Antunes, vice-prefeito de Sabará, lembrou-se do tempo em que era aluno do CEFET de Belo Horizonte e de como a instituição o ajudou profissionalmente, em seguida falou sobre o apoio recebido. “É importante também deixar aqui hoje um registro de como este governo é um governo que está defendendo a cidade de Sabará, um governo que tem abertura para fazer um discurso e sentar com todo mundo. Eu acho que a gente tem feito uma grande parceria política e esta é a receita do sucesso de Sabará. Fazemos uma política de grupo, o importante é o povo, a cidade e o desenvolvimento local. Desejo que o IFMG seja bem-vindo a nossa terra”.

O reitor do IFMG, Caio Mário Bueno Silva, citou as palavras ditas há três anos pelo ex-presidente Lula no Fórum Mundial de Educação em Brasília. “Eu invisto em educação, disse o ex-presidente, porque eu fui, na minha família, o primeiro a poder comprar um carro financiado. O primeiro da minha família de retirantes nordestinos a poder comprar uma casa financiada. Eu fui o primeiro na minha família a poder ter férias na praia e levar os meus filhos. Tudo porque eu fui ao SENAI numa ocasião e fiz um curso técnico e pude arrumar um emprego e dar uma vida digna a meus filhos”. Após a citação, o reitor concluiu. “É isso que nós estamos fazendo aqui hoje; montando um aparelho, inaugurando uma nova expectativa de vida e oportunidade para os cidadãos de Sabará e região”.

O deputado federal Reginaldo Lopes discursou sobre a longa luta eu foi trazer o IFMG para Sabará. “Quero dizer da alegria e do alívio de poder iniciar as obras aqui hoje porque foram oito anos de luta, reuniões e audiências públicas para chegar até esse momento. Hoje é um dia histórico porque estamos cumprindo com a palavra. Há três anos nós liberamos os professores e técnicos administrativos, mas agora é a casa, a sede própria, a estrutura adequada para funcionar uma universidade federal tecnológica. Portanto, vida longa a esta vitória extraordinária”.

Wanderci Alves Bitencourt, diretora Geral do IFMG campus Sabará, explicou como é o ensino do instituto. “A educação é um vetor de transformação, isto é algo indiscutível. Para Sabará eu acho que ela é uma grande oportunidade de transformar. Nós temos uma linha de desenvolvimento dos cursos que trabalha principalmente a questão do empreendedorismo. Não do empreendedorismo naquele sentido de apenas abrir um negócio, mas sim de se repensar tudo. A vida, o futuro, ser uma pessoa empreendedora também dentro da empresa onde trabalha. Tem um trabalho muito interessante na IFMG que os professores desenvolvem que é justamente assim - o que nós podemos fazer pra transformar Sabará na melhor cidade para se viver daqui a vinte anos? Logicamente isto é um processo”, e completou, “a escola vai trazer emprego, renda e vai melhorar a perspectiva do município. Isto é a mágica da educação”.

O secretário da Educação de Sabará, Jessé Batista, destacou o valor da vinda o campus do IFMG. “A minha opinião desde o princípio foi de que era um ganho incomparável para Sabará e isto eu te falo com relação a minha própria experiência. Eu sou egresso das escolas do CEFET em Belo Horizonte e é onde a minha vida deu um salto. Eu tinha uma base aqui em Sabará das escolas tradicionais, do SENAI e quando eu fiz CEFET portas se abriram pra minha vida, o que mostram a importância de uma escola desta natureza. Para nós é um ganho importantíssimo para a cidade de Sabará. Eu tenho certeza que muitos jovens que passarem por aqui verão a vida sorrir para eles”.

Após os discursos, o canudo, com documentos relativos ao terreno e à construção, foi colocado em uma caixa, posteriormente cimentada abaixo do nível do terreno. Para o ato, foram convidados o prefeito Diógenes Fantini, o vice Ricardinho, o reitor Caio Mário Bueno, a diretora Wanderci Bitencourt, o professor Renato Matarelli, o deputado Reginaldo Lopes, e os vereadores Conceição Arruda, Cláudio da Rádio, e o líder do Governo na Câmara, Maurílio Barbosa. A cerimônia contou também com a presença dos deputados federais Vitor Penido, Nilmário Miranda, Gabriel Guimarães, e estaduais, Paulo Lamak e André Quintão. Vereadores de Sabará, Cláudio do Fátima, Geraldo Sérgio da Silva (Samuca), Lucas Silva, Cléber, Jordan, secretários Municipais, do delegado Guilherme Catalão, da imprensa, professores, alunos do IFMG e comunidade.

O campus será construído em terreno doado pela Prefeitura de Sabará, no km 10, s/n, da MGT 262, bairro Sobradinho. Esta é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. A Prefeitura doou um terreno de 54.562,80 m2, e o Governo Federal entrou com os recursos estimados em R$ 16. 207.733 milhões. Após a conclusão do novo campus da IFMG, que terá capacidade para receber até 2.000 estudantes, todos os alunos poderão usufruir da moderna infraestrutura e cursos voltados para as áreas de tecnologia e administração.

Conforme informações do IFMG, a obra será feita em três etapas, sendo que na primeira serão construídos o prédio, as ruas, a rede de água, o estacionamento, a iluminação e o paisagismo. Neste prédio vai funcionar o bloco didático, com salas de aula, laboratório e biblioteca. Nas etapas seguintes serão construídos os blocos Administrativos e de apoio, além de um ginásio coberto. A entrega da obra está prevista para fevereiro do próximo ano.

Atualmente, 148 alunos do IFMG de Sabará estão tendo aulas, em caráter provisório, na Escola Municipal José Rodrigues que fica no bairro Morada da Serra. A unidade oferece cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais e cursos técnicos de Logística, Administração e bacharelado em Sistema de Informação, mas, assim que o Campus ficar pronto novos cursos serão implantados. 

O IFMG é uma autarquia Federal e possui hoje aproximadamente oito mil alunos matriculados nas unidades distribuídas em Minas Gerais, como São João Evangelista, Ouro Preto, Bambuí, Formiga e Congonhas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem sobre está matéria.