quinta-feira, 28 de novembro de 2013

27º festival da jabuticaba e 11ª feira do artesanato de Sabará.


A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria de Turismo promove nos dias 29, 30 de novembro e 01 de dezembro de 2013 o 27º festival da jabuticaba e 11ª feira do artesanato de Sabará, com shows de duplas sertanejas, samba, pop e rock
Os visitantes vão se deliciar com a fruta in natura e degustar produtos como vinho, licores, geleias doces e temperadas, compotas, bombons, trufas, bolos, sucos, chup-chup, sorvetes e outras delícias preparadas com a jabuticaba.
Junto com o festival será realizada a 11ª feira do artesanato de Sabará, quando serão expostos os trabalhos feitos à mão com destaque para a palma barroca, renda turca de bicos, imagens, quadros sacros, oratórios, brincos, colares, anéis, pulseiras, biscuit, bonecas de pano, bolsas em couro e sabonetes artesanais.
O prefeito Diógenes Fantini convida a todos para prestigiar os três dias de festival, que além da jabuticaba e produtos derivados da fruta, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o artesanato local. “Estamos realizando um grande evento cultural no Largo do barão, que é o Festival da Jabuticaba. Começa na sexta-feira e termina no domingo com uma programação repleta de eventos que valorizam as tradições locais e nossa proposta de Governo é incentivar cada vez mais essas tradições gastronômica, religiosa e histórica. Nosso município tem potencial para atrair turistas do mundo inteiro e estamos investindo para transformar Sabará em uma cidade empreendedora para gerar emprego e renda

Desde meados dos anos 70, Sabará já era conhecida por sua vasta produção de jabuticaba. No início, algumas poucas produtoras locais, em torno de seis (06) expunham e comercializavam produtos derivados e a fruta in natura na Praça Melo Viana, em pequenos espaços e barracas artesanais, chegando muitas vezes até mesmo a utilizar os bancos da antiga praça para acomodação dos produtos. Era um comércio ainda informal, mas que já atraia a atenção da comunidade sabarense e dos turistas que por aqui passavam. Com o passar dos anos, a atividade foi tomando maiores proporções, até que, no ano de 1986, o atual Prefeito Diógenes Fantini, que estava em seu primeiro mandato no município, ousadamente reconheceu o potencial destas produtoras e decidiu apostar na jabuticaba como a identidade da cidade, criando assim o I Festival da Jabuticaba de Sabará. Festa esta que aconteceu na Praça Melo Viana, com uma estrutura de barracas bem simples se comparadas com as das atuais edições do festival, que contava com a venda da fruta in natura e de produtos como o vinho, a geléia e o licor da jabuticaba. Partiu daí então, o pontapé inicial para o desenvolvimento daquele que se tornaria um dos eventos mais tradicionais da nossa querida Sabará, sendo que, em 26 de agosto de 2008, diante à proporção que o evento alcançou, houve a necessidade da instituição da ASPRODEJAS (Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará) com o intuito de melhor organizar a participação dos expositores proporcionando assim um melhor Festival.
Atualmente o evento conta com uma estrutura bem mais aprimorada, com uma variedade muito maior de produtos e, como não deixaria de ser, a edição de 2013 volta a ter a marca da gestão “Fantini”. A inovação começa pela gratuidade do evento. Neste ano não serão cobradas taxas de entrada, facilitando o acesso de toda a população sabarense à festividade. Também haverá inovação no local da realização do evento, que acontecerá no Largo do Barão e ampliará a área de circulação do público, proporcionando melhor acomodação, maior conforto e segurança. Assim como na edição passada, simultaneamente ao 27º Festival da Jabuticaba irá ocorrer a 11ª Feira do Artesanato de Sabará, onde os visitantes poderão adquirir os mais belos exemplares do artesanato local, cujo carro chefe segue com a palma barroca, a renda turca de bicos e os oratórios, tradicionais na cultura sabarense.
Não percam a oportunidade de vivenciar esta grandiosidade peculiar da cidade de Sabará, onde cultura, tradição e gastronomia são o forte do nosso povo.

Texto e fotos : Márcia Barroso.
— com Prefeitura de Sabará. (10 fotos)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem sobre está matéria.