segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CARTÃO ELETRÔNICO IDOSOS


Foi aprovado, em primeiro turno, no dia 8 de novembro o Projeto de Lei nº. 02/2011 que institui o cartão eletrônico para uso da melhor idade e pessoas com deficiência nos transportes municipais de Sabará.

De autoria do vereador Ricardo Antunes e relatado pela vereadora Terezinha, o projeto é um passo importante para por  fim ao desconforto por que passam os passageiros acima de 65 anos e outros beneficiários da gratuidade, nos ônibus cheios e a constante falta de lugar nos espaços exclusivos, dando direito a estes de poderem passar pela roleta e ir para a parte de trás do coletivo onde, fora dos horários de pico, lotação é menor. A Lei também assegurará mais dignidade às pessoas com limitação física que poderão optar pela entrada pela porta de trás. O Projeto foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno de votação. Dezenas de idosos presentes no Plenário não contiveram a emoção, quebraram o protocolo e aplaudiram de pé a Câmara. 
Eles também parabenizaram os vereadores e agradeceram os votos. De autoria do vereador Ricardo Antunes, o projeto vai permitir que cidadãos da Terceira Idade e portadores de necessidades especiais passem pela roleta e adentrem a parte traseiras dos ônibus coletivos usando apenas o cartão, sem precisarem pagar a passagem. 

Relatado pela vereadora Terezinha, o projeto de lei ganhou emendas sugeridas pelos grupos da Melhor Idade e acatadas pelas Comissões de Legislação e Justiça, Finanças, Orçamento e Tomadas de Contas e Transporte, Comunicações e Obras Públicas.  Entre elas, vale destacar a que acrescenta ao Artigo 1, que “os beneficiários impossibilitados de transporem a roleta, em virtude de limitação física, poderão optar pelo acesso  na porta traseira”.
Satisfeito com a votação unanime da Casa, o vereador Ricardo Antunes dividiu o crédito do projeto com todo o Poder Legislativo e afirmou que a ideia de criar o cartão eletrônico nasceu do contado com pessoas da comunidade, que sempre relataram o drama vivido pelos idosos no transporte público. Na maioria das vezes, eles são transportados em pé, sem nenhuma segurança, já que o pequeno espaço destinado a eles está sempre ocupado pelos mais jovens, que não cedem os lugares, e ainda enfrentam o pouco caso dos motoristas e trocadores.

 A expectativa é que o projeto seja sancionado o mais rápido possível e os idosos sejam tratados com mais respeito e dignidade, no transporte coletivo. “O cartão eletrônico  é antes de tudo um exemplo de política de inclusão social e já foi adotado em mais de 300 cidades brasileiras”, disse Ricardinho. 

Contribuiu para a aprovação do projeto a participação no plenário da Casa dos diversos grupos de idosos do nosso município, entre eles o grupo "Alegria da Abranês" do Bom Retiro e região, numa demonstração de força que daria inveja aos mais novos.  Eles atenderam ao pedido das comissões e da vereadora Terezinha e deram sugestões para a melhoria do projeto.



Cartão dos Idosos e Aprovado em Sabará



A Voz do Cidadão

O que você achou da aprovação projeto?


Toninho, da Rádio Borba Gato“ 

Na maioria das vezes, nossos idosos são massacrados e humilhados pelos motoristas, trocadores e os mais jovens.. Com o cartão, acredito que isso vai mudar. A Câmara provou ser transparente. Isso é que é democracia”.




Maria do Perpétuo Socorro

“Foi maravilhosa a aprovação do projeto. Eu, como muitos outros idosos, já fiquei várias vezes no ponto porque não tinha como pagar a passagem  e a parte da frente estava lotada. Vinha a pé  para a cidade”. 




Sr Paulo Eustáquio

“O projeto vem após muita luta para amenizar o sofrimento dos idosos . Esse cartão vai trazer muita facilidade para todos e até para os motoristas, que as vezes ficam nervosos e agridem os mais velhos. Essa Câmara nos mostrou que está realmente trabalhando pelo povo. Esse é o papel do vereador. Estão todos de Parabéns.




VEJA IMAGENS:

                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem sobre está matéria.